Câmara Rio Notícias: A Câmara Municipal homenageou cerca de cem pessoas ligadas à “Associação Advocacia Preta Carioca”, com a entrega de Moções de Reconhecimento e Aplausos. A iniciativa foi do Vereador João Mendes de Jesus.
A iniciativa surgiu em 2018, quando um coletivo formado por mulheres negras percebeu a importância de promover a igualdade racial e combater o racismo no campo Jurídico. No ano seguinte, a associação abriu espaço para todos os advogados pretos.
Em pauta, estavam os desafios enfrentados e a importância de se estabelecer um diálogo sobre como a sociedade e as instituições jurídicas podem proporcionar um ambiente mais inclusivo e igualitário. Em 2022, a Associação Advocacia Preta Carioca se tornou Pessoa Jurídica e está presente em diversos Atos Civis, como marchas e mobilizações, levantando a voz contra o racismo e exigindo mudanças efetivas.
Nesta segunda-feira (21), a Câmara de Vereadores realizou uma solenidade para a entrega de moções de reconhecimento e aplausos para membros da Associação Advocacia Preta Carioca.
Para o Vereador João Mendes de Jesus, a importância do trabalho realizado pela Associação contribui para o fortalecimento da Igualdade Racial na sociedade.
Participam da reportagem:
- Ângela Borges Kimbangu (Presidente da Associação Advocacia Preta Carioca)
- Márcia Emerentina (Diretora Jurídica da Associação Advocacia Preta Carioca)
- Ivone Ferreira Caetano (Desembargadora – Madrinha da AAPC Umoja)
- Vereador João Mendes de Jesus (Republicanos)





