AAPC DEBATE INOVAÇÃO E JUSTIÇA SOCIAL NA RIO INNOVATION WEEK

Na noite da última quarta-feira (14), a Associação Advocacia Preta Carioca marcou presença na 4ª edição da Rio Innovation Week, a maior conferência global de tecnologia e inovação. A entidade participou com duas mesas de discussão, cada uma trazendo insights valiosos no último ano da Década Internacional dos Afrodescendentes, instituída pela ONU.

No primeiro painel, a Dra. Angela Borges Kimbangu (presidente), Dra. Raquel Carmo e Apóstola Ana Paula Reis (diretoras), junto com o Dr. Moisés Santana (diretor), abordaram o tema “Último ano da Década do Afrodescendente instituída pela ONU – A Advocacia Preta Carioca em Ação no Século XXI”. Durante a discussão, exploraram a missão, visão e valores da entidade, destacando o poder do reconhecimento, a importância da conexão, comunicação, e de programas transformadores e contemporâneos. Além disso, apresentaram exemplos inspiradores de mudança e inovação.

Em seguida, na segunda mesa, a Dra. Jéssica Ferreira (vice-presidente) e Dra. Márcia Emerentina (diretora jurídica), juntamente com o Dr. Deorne Monteiro (membro fundador) e o Dr. Daniel Alves (diretor), trouxeram à tona o tema “O Racismo Algoritmo – A Advocacia Preta Carioca em Ação no Século XXI”, apresentando exemplos vividos no cotidiano jurídico e as implicações nocivas do reconhecimento facial no âmbito civil e criminal. Eles destacaram que o direito à tecnologia e à inovação é um componente vital para o progresso da sociedade, impulsionando o desenvolvimento econômico, promovendo a inclusão social e garantindo a justiça. Os palestrantes esclareceram que, à medida que avançamos, é essencial adaptar nossas leis e políticas para acompanhar o ritmo acelerado das mudanças tecnológicas, garantindo que todos possam se beneficiar de um futuro mais conectado e inovador.

Dra. Angela Borges Kimbangu, Presidente

Dr. Moisés Santana, Diretor

Dra. Raquel do Carmo, Diretora

Apóstola Ana Paula Reis, Diretora

Durante duas horas, foram debatidas questões profundas, oferecendo reflexões com propostas e estratégias para uma advocacia mais atuante e participativa, praticada por pessoas pretas e pardas no cenário nacional. O foco foi romper com o atual paradigma imposto e promover mudanças significativas.

O evento foi um marco na história recente da Associação Advocacia Preta Carioca Umoja, deixando os organizadores satisfeitos com a performance dos palestrantes e a plateia vibrante com suas atuações. Sem dúvida, um divisor de águas para a instituição e todos os participantes dos painéis. A sociedade presente na conferência pôde testemunhar o que há de melhor na advocacia contemporânea, com profissionais de alto nível técnico, saindo impactada pelo que viu e ouviu.

Dra. Jéssica Ferreira, Vice Presidente

Deorne Monteiro, Membro fundador

Dra. Márcia Emerentina, Diretora Jurídica

Professor Daniel Alves, Diretor

A Associação Advocacia Preta Carioca agradece aos organizadores da Rio Innovation Week pelo convite, especialmente Michelle Beatrice, vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro e curadora da conferência.