
Civil, Tributário, Trabalhista, Criminalista, Ambiental, Direito Digital, Administrativista, Previdenciário, Consumerista Imobiliário, Família, Contratos, Direito Autoral, Adoção, Direito Marítimo, Direito Público Geral, Bacharel Estudante
Quarta filha, entre 11 irmãos e irmãs, de Dona Josepha Ferreira da Costa, uma lavadeira cuja sabedoria de vida a inspira muitíssimo e lhe deu vigor para a caminhada de vida. Esposa há 49 anos, em 06.2019, Dr. Maurício Caetano Netto, mãe de 2 (dois) filhos, do também advogado Márcio Eduardo Caetano Bruno e da engenheira química Daniele Caetano Bruno, e avó coruja de Cauan (15anos) e Maria Eduarda (1 aninho).
Formada em direito e advogando desde 1975, com registro profissional na OAB RJ da Capital n. 25.774.Iniciou junto ao Judiciário Fluminense em 1993, no cargo de comissária de justiça. Em 1994, passou no concurso para a magistratura, tornou-se a 1ª juíza negra no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, destacando-se como defensora dos direitos das crianças e adolescentes, inicialmente em Belford Roxo, e depois na Vara da Infância e da Juventude de São João de Meriti. Em dezembro de 2004, foi a primeira mulher a ocupar o cargo de titular da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital.
Em 2014 tomou posse como a 1ª mulher negra Desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Em 2016 é convidada e aceita o novo desafio de atuar como Corregedora Geral da CGU(/Corregedoria Geral Unificada) da Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e com a extinção da Segurança Pública foi exonerada em 2018.Nomeada em 2017 Diretora de Igualdade Racial pela Seccional da OAB /RJ e reconduzida em fevereiro de 2019 ao cargo para a gestão 2019/2021 e novamente reconduzida ao cargo mandato de 2021/2024.
Ao longo de sua trajetória de vida e profissional atuou em Projetos Sociais relevantes a qualidade de vida de crianças, adolescentes e idosos no Rio de Janeiro, dentre estes o “Projustes”; “RJ-Eu Sou Criança” , “RJ –Eu Tb Sou Adolescente” e “RJ-Eu Agora sou Idoso”. Foi agraciada com inúmeras homenagens e prêmios entre os quais ilustra 2017 Carioca Exemplar pela Editora Cultural ; em 2014 Dia Internacional da Mulher pelo Clube Hebraica; em 2012 Medalha Tiradentes outorgada pela Assembleia Legislativa do Estado do RJ; em 2010 Titulo de Cidade Benemérita da Cidade do RJ pela Câmara Municipal de Vereadores do RJ., e em 2008 Medalha de Mérito Pedro Ernesto pela Câmara Municipal de Vereadores do RJ, entre outros tributos.
Além de ser inspiração para personagem (Juíza Raquel) na novela “O Outro Lado do Paraíso”, da TV Globo e ser personagem infantil no gibi Maurinha e seus amigos (A árvore da amizade). Certamente Dra. IVONE FERREIRA CAETANO pode ser definida como Uma Pessoa que Faz a Diferença, e, é a prova viva de que uma menina negra pode ser quem ela quiser ser.

43 anos, áreas de atuação: Direito Civil, Direito de família, Direito do Consumidor, Terceiro Setor.

Especialização em Direito Previdenciário, atuante nos processos judiciais e administrativo do INSS.
Com atuação nos juizados Civil e Federal.

Advogada, contadora, pós-graduada em gestão tributária. Atuante na de consultoria e gestão tributária.

Pós graduado direito tributário/previdenciário.

Advogada, graduanda em ciências contábeis.
Atuante na área de consultoria tributária e contencioso administrativo da Receita Federal.

Advogada Criminalista há 5 anos. Palestrante e Influencer de Conteúdo Jurídico. Pós Graduada em Direito Penal e Processo Penal. Militante pelos Direitos Humanos.

Especialista na Lei Maria da Penha. Co-coordenadora do Eixo Cultural da APC – Umoja. Membro das Comissões de Enfrentamento à Violência Doméstica e Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil da OAB-Barra da Tijuca.



Pós-Graduada em Administração Pública, Pós-Graduada em Políticas Públicas, Certificação Profissional em Compliance Anticorrupção – CPC-A. Atuante na área de Direito Público, Compliance e ESG.


30 anos, Advogado, formado pela Universidade Cândido
Mendes, formado em Espanhol Básico pela FAETEC – Fundação de Apoio à Escola
Técnica. Militante nas áreas do Direito do Consumidor, Direito das Famílias, Direito do Trabalho e Direito Previdenciário.

Advogada, pós graduanda em direito previdenciário e advocacia criminal.
Atuante em processos judiciais criminais, previdenciários, direito do consumidor e administrativos INSS.
Membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo.

Bacharelando em Direito – Universidade Estácio de Sá – 8º período
Estágios realizados – Fórum, Defensoria Pública, Ministério Público
Experiência de atuação nos Juizados Civil e Federal.

Nossa associação é composta por advogados e advogadas negras que atuam na cidade do Rio de Janeiro. Esses profissionais visam lutar contra o racismo estrutural que permeia o sistema jurídico brasileiro, promovendo a igualdade racial e o acesso à justiça para todos. Além disso, a Advocacia Preta Carioca tem um compromisso com a defesa dos direitos humanos e sociais, buscando sempre uma sociedade mais justa e inclusiva.